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Manual passo a passo com dicas de SEO no Rio de Janeiro para sites novos!

Esteja você começando um novo pequeno negócio ou algo semelhante, construir uma marca é um dos passos mais importantes. Um dos desafios nesse processo é criar um site e otimizá-lo. Você sabe que o tráfego orgânico baseado em um bom posicionamento nas páginas de resultados de mecanismos de busca como Google e Bing é importante. Mas como fazer SEO para um novo site recém-lançado sem nenhuma autoridade de domínio?

De acordo com nosso relatório sobre o estado do marketing de conteúdo, atrair mais tráfego é uma meta prioritária entre os profissionais de marketing, com cerca de 71% esperando atrair mais consumidores para seus sites. Feito corretamente, o SEO pode reduzir os custos da aquisição de clientes, o que o torna uma opção interessante para empresas que querem crescer sem extrapolar o orçamento. Para startups, isso é inestimável, pois não é necessário gastar uma pilha de dinheiro para implementar um processo de SEO para novos sites e deixar mais consumidores interessados na sua marca.

1. Escolha um nome de domínio conciso e eficaz

O nome do seu domínio deve ser bem alinhado com sua marca e indicar de alguma forma seus serviços ou produtos para seu público-alvo. Ele deve ser curto, simples e fácil de lembrar. A ideia é facilitar que clientes atuais e futuros lembrem do seu domínio. O Me Poupe é um ótimo exemplo. O nome deste blog de finanças pessoais é cativante e fácil de lembrar, além de não deixar dúvidas sobre o tipo de conteúdo que você encontrará.

Um nome de domínio também é um fator de posicionamento importante. Os rastreadores de mecanismos de pesquisa analisam o nome do domínio para discernir sobre o que uma página da Web trata. Idealmente, o nome do domínio também incluirá uma palavra-chave principal com a qual você quer que o site se posicione. Palavras-chave refletem a intenção de pesquisa de um usuário e é como eles encontram sua plataforma através do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Use uma ferramenta de SEO para escolher palavras-chave vencedoras para seu conteúdo e títulos de página.

Por fim, o nome do domínio precisa ser único. Verifique se um domínio específico já foi usado online. Essa ferramenta também pode ser usada para iniciar a reflexão sobre possíveis ideias de nomes de domínio. Se o domínio desejado não estiver disponível, ela apresentará alternativas. Uma ferramenta de visão geral do domínio mais avançada pode fornecer resumos sobre o desempenho de outros domínios do seu campo na pesquisa orgânica. Você pode usar essas informações para que sua escolha de nomes de domínio seja bem informada.

2. Faça um esboço da estrutura e arquitetura do site

Os bots do mecanismo de pesquisa precisam “rastrear” conteúdo nas suas páginas para ajudar a indexar seu site. Assim, eles reúnam as informações necessárias para classificar e posicionar cada página de acordo. Desenhe um “esqueleto” ou mapa do site das páginas que não podem faltar antes de começar a criá-lo. Você pode começar com uma página inicial, página “sobre”, página de contato e páginas de serviços e sub-serviços, por exemplo. Se você planeja ter um blog no futuro, é interessante incorporar uma seção de blog no seu site onde é possível organizar e adicionar novas páginas com facilidade.

Dê uma olhada na Deloitte. A parte superior do site descreve claramente os principais pilares de conteúdo: serviços, setores, informações e carreiras. O site também inclui um rodapé detalhado com links internos importantes para melhorar a experiência do usuário quanto à arquitetura e navegação do site.

Deloitte sitemap and site structure

Após começar detalhar de forma granular uma empresa e seus serviços, a quantidade de conteúdo da Web necessária aumenta rapidamente. Fazer um esboço da estrutura e arquitetura do site com antecedência é útil por algumas razões. Primeiro, você deve organizar o conteúdo de uma forma que faça sentido para humanos e robôs. Segundo, pode ter uma ideia de quanto conteúdo precisará e quantas páginas da Web são necessárias. Por fim, consulte a estrutura e arquitetura do site ao determinar como interligar as páginas.

3. Decida se você quer criar o site por conta própria, recorrer a ajuda externa ou uma combinação dos dois

Quando a estrutura do site estiver pronta, você saberá quanto trabalho a criação do site demandará. Depois, você terá as informações necessárias para decidir se é melhor criar o site por conta própria, contratar um especialista externo ou um pouco dos dois. Por exemplo, é possível contratar um desenvolvedor para criar o esqueleto do site e ensinar você a gerenciá-lo por meio do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Depois, você pode preencher as páginas com conteúdo.

Seja qual for o caminho escolhido, selecione seu CMS com atenção. É preciso escolher uma ferramenta que possa ser usada com confiança, dando a você autonomia para gerenciar seu próprio conteúdo. Idealmente, opte por um site HTML5 ou WordPress, que oferece mais controle sobre fatores importantes para o SEO e plug-ins para tornar seus esforços de SEO muito mais eficazes. Construtores de sites automáticos são mais fáceis de usar, mas não dão acesso integral à infraestrutura do site. Eles são feitos para usabilidade, não SEO.

4. Crie conteúdo antes do lançamento e faça um calendário para o conteúdo futuro

Complete suas landing pages otimizadas para SEO, página inicial e outras páginas mais permanentes onde o conteúdo não mudará com frequência, como as páginas “Serviços” e “Sobre mim”, antes do lançamento. Esse conteúdo deve ser criado pensando em palavras-chave específicas, portanto, realize uma pesquisa completa de palavras-chave antes de lançá-lo.

Usando nossa Keyword Magic Tool, você pode adicionar uma palavra-chave alvo com a qual quer se posicionar e recuperar muitas outras palavras-chave para criar conteúdo de alta qualidade. Você pode encontrar perguntas específicas, por exemplo, relacionadas à sua palavra-chave principal e criar conteúdo que responda a essas perguntas para seu público-alvo.

Você deve atualizar e expandir seu site regularmente. Blogueiros fazem isso, por exemplo, adicionando uma nova postagem de blog a cada semana. Deixe um mês de conteúdo pronto com antecedência. Assim, você ficará em vantagem e terá tempo suficiente para criar novos conteúdos.

Para acompanhar seu conteúdo, crie um calendário editoria. Por exemplo, você pode esboçar uma linha do tempo semanal de tópicos de conteúdo e palavras-chave relevantes associadas a esses tópicos. Alguns sites até criam um calendário de conteúdo completo com meses de antecedência — ou até mesmo para o ano todo. Você pode considerar eventos do setor ou feriados relevantes para seu nicho e que valem a pena abordar no seu conteúdo.

5. Faça também SEO On-site e Off-site para novos sites

Quando o assunto são etapas de SEO para novos sites, você precisa fazer mais do que criar um ótimo conteúdo. Cada página tem que ser criada pensando no SEO On-site e Off-site (também chamados de SEO Off-page e On-page). Sua checklist de SEO on-site para novos sites deve incluir escolha de palavras-chave, criação de tags de título, criação de metadescrições fortes e otimização de imagens para análise. SEO básico para novos sites também deve incluir a incorporação de links externos para sites com autoridade maior, implementando uma estratégia cuidadosa de links internos e incorporando botões de compartilhamento nas redes sociais.

SEO on-page e off-page se refere às ações que você tira do site para melhorar as páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Exemplos de SEO off-site incluem a construção de um portfólio de backlinks forte. Quando você está só começando, pode ser difícil, então concentre seus esforços primeiro no SEO on-page. A única coisa que você pode fazer imediatamente para preparar o caminho para ter um SEO off-site sólido é construir um site forte do qual as pessoas naturalmente vão querer indicar os links. Lembre-se, a melhor maneira de fazer isso é criar conteúdo que chame atenção e ofereça conhecimento especializado.

6. Saiba mais sobre rastreamento e análises antes que seu site seja lançado

Antes de lançar seu site, tenha uma ideia básica das ferramentas de análise que podem ser usadas para avaliar o sucesso de SEO do seu site. O Google Analytics é um bom começo.

Depois de criar sua conta, você tem acesso a informações valiosas sobre aquisição, comportamento e conversões de clientes. Por exemplo, você pode ver onde os usuários do site estão localizados geograficamente, determinar quanto tempo passam em diferentes páginas do site e até mesmo verificar a taxa de rejeição dos visitantes. Com essas informações, é possível ter uma ideia do que os clientes fazem e o que não gostam no seu site. Por exemplo, se você descobrir que as pessoas passam mais tempo nos blogs de vídeo, talvez deva investir mais energia na criação de vlogs.

Também oferecemos uma ampla variedade de ferramentas de SEO que podem ajudar a rastrear métricas-chave. Com nossa ferramenta de visão geral de domínio, por exemplo, você confere facilmente tráfego orgânico, backlinks e pontuação de autoridade de qualquer domínio. Você pode usar para conseguir boas ideias a partir dos seus concorrentes.

7. Fique por dentro das melhores práticas de SEO para os blogs do setor

SEO requer atenção constante. Esse não é um trabalho que você faz uma vez ao lançar seu site e depois nunca mais toca. Auditorias regulares são fundamentais para identificar problemas e fazer melhorias. Ao acompanhar blogs de especialistas do setor, você amplia ainda mais seu conhecimento de SEO e melhora seu site. Ler sobre SEO é essencial ao descobrir como fazer SEO para sites novos.

Essa checklist para SEO de sites a serem lançados é apenas um dos muitos recursos que a Semrush para oferece sobre SEO para sites novos. Nossa grande variedade de recursos inclui blogs, seminários online, podcasts, e-books e muito mais.

Via: https://pt.semrush.com/blog/seo-para-sites-novos/

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