Skip to content

Rocinha receberá R$ 9 milhões para projetos de ciência e tecnologia

A Faperj anunciou nesta quinta-feira (16) a primeira edição do programa Favela Inteligente, projeto piloto que visa apoiar iniciativas de instituições que promovem o dinamismo econômico em ciência, tecnologia e inovação (C, TandI) na Rocinha, no Rio de Janeiro. R $ 9 milhões serão destinados à ação do órgão de fomento à pesquisa do governo do Estado do Rio de Janeiro.

O programa busca “contribuir com o dinamismo e inovação ao tecido social de comunidades em situação de alta vulnerabilidade” do Rio de Janeiro. Em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha, o projeto é destinado a instituições com ou sem fins lucrativos e pesquisadores que tenham projetos voltados para a região. Ao todo, serão investidos até R$ 500 mil em cada iniciativa aprovada.

A proposta da Faperj é destinada a um ampla gama de segmentos. É o caso de iniciativas que estejam ligadas à inclusão digital e inovação tecnológica, além de vetores de geração de energia verde e de preservação dos recursos naturais. Também há espaço para ações envolvendo combate à violência contra as mulheres e à discriminação, geração de trabalho, cultura, esporte, lazer e muito mais.

Segundo a agência, o termo “favela inteligente” pode ser compreendido como um “território tido como de alta vulnerabilidade” mas que provê oportunidades para compreender os problemas estruturantes locais e encontrar soluções com base em C,T&I:

“Entende-se por ‘favela inteligente’ o território tido como de alta vulnerabilidade que, no entanto, provê efetividade e potência ascendente em compreender problemas estruturantes locais e encontrar soluções criativas, inovativas, com base em C,T&I e, muitas vezes, em articulação com organizações posicionadas como negócios de impacto socioambiental positivo”.

Favela Inteligente será destinado a ações na Rocinha

O Programa Favela Inteligente é destinado a dois públicos. Segundo o edital, a Categoria A compreende pessoas físicas ligadas “a organizações formais e ativas, com ou sem fins de lucro, e estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro”. Já a Categoria B é voltada para pesquisadores com título de doutor “que estejam formalmente vinculados a IES ou ICTs estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro”.

As iniciativas da categoria A têm duração de doze meses e devem estar relacionadas a projetos de extensão universitária, movimentos discentes, organizações não governamentais e empresas. A categoria B, por sua vez, terá até 24 meses para executar pesquisas aplicadas e apurar dados de resultados e impactos de ações promovidas pela categoria A. Nos dois casos, as iniciativas devem ser voltadas para a Rocinha.

O processo de seleção será dividido em etapas. A pré-qualificação, para avaliar currículos, propostas e afins, compreende a primeira fase. Em seguida, será acontecerá a avaliação e mérito e priorização, a etapa comprobatória de regularidade fiscal, jurídica e econômico-financeira e a eliberação pela Diretoria Tecnológica da Faperj.

Confira o cronograma apresentado pelo edital a seguir:

  • Lançamento do edital: 16 de setembro de 2021;
  • Submissão das propostas: entre 16 de setembro e 29 de outubro de 2021;
  • Divulgação dos resultados preliminares: 16 de dezembro de 2021;
  • Apresentação dos documentos exigidos: entre 16 de dezembro e 20 de janeiro de 2022;
  • Divulgação dos resultados finais: 3 de fevereiro de 2022;
  • Prazos para recursos: entre 3 de fevereiro e 10 de fevereiro de 2022.

Os interessados podem se inscrever no programa pelo SisFAPERJ: sisfaperj.faperj.br. “A iniciativa está em conformidade com a Lei Estadual 9.131/2020 que instituiu o Plano de Desenvolvimento, Cidadania e Direitos em territórios de favela e demais áreas populares do Estado do RJ”, informaram.

Via: TecnoBlog

Mais Novidades!

Site Rápido e Seguro para sua Empresa no RJ: Mais Clientes Online! Fundamental para conquistar mais clientes online.. Marketing Sensorial: Quais as vantagens para sua estratégia digital? poderosa ferramenta para aprimorar estratégias digitais

Dicas Essenciais para manter seu Site Atualizado

Dicas Essenciais para manter seu Site Atualizado. Manter um site atualizado não é apenas uma questão estética ou de rotina: é uma estratégia fundamental para conquistar relevância, gerar confiança e
Analytics e Métricas: Monitorando o Desempenho do seu Site no Rio de Janeiro. Uma visão detalhada sobre o comportamento dos visitantes,

Quanto Tempo Leva para Criar um Site? Veja o Processo Completo

Criar um site é uma etapa fundamental para empresas, profissionais e projetos que desejam se destacar na internet. Mas quanto tempo leva para criar um site? Essa é uma dúvida
Criação De Sites Para Pequenas Empresas No Rio De Janeiro. Como a criação de site pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso

Criação de Sites com WordPress: Vantagens e Benefícios para sua Empresa

Criação de Sites com WordPress: Vantagens e Benefícios para sua Empresa. Vivemos em uma era em que a presença digital é essencial para qualquer empresa que deseje crescer, se posicionar
Atendimento Online!