Skip to content

Criação de Sites para empresas de Engenharia de Produção

Procurando empresas de Criação de Sites para Engenharia de Produção? Confira a nossa criação e desenvolvimento de sites. Aqui na HGX desenvolvemos sites de alto padrão para todos os tipos de segmentos

Naturalmente, aqueles que se identificam com a ciência exata duvidam do que a engenharia deve fazer. Muitas pessoas estão interessadas em aprender o que é engenharia industrial, afinal, é um campo em crescimento. É uma profissão muito versátil, que, além de conhecimentos na área de análise matemática, utiliza métodos de administração, economia e até gestão de pessoas. Ótimo, hein?

Quer saber mais informações sobre o curso de Engenharia de Produção? Vem com a gente e fique por dentro das principais informações sobre a profissão, que está com o mercado aquecido!

O que é Engenharia de Produção na prática?

Para que você tome a melhor decisão sobre futuro profissional, é preciso pesquisar sobre as carreiras de seu interesse. Aqui você fica sabendo o que faz o engenheiro de produção na prática. Em linhas gerais, ele atua com a otimização de processos em indústrias e em empresas de diferentes portes e setores.

É um profissional que tem conhecimento para realizar planejamentos de forma a obter redução de custos e aumento da produtividade. Ele domina também técnicas de gestão financeira, de pessoas, projetos e materiais e, com isso, pode atuar em diferentes setores para fazer um negócio crescer.

Por tudo isso essa carreira tem um destaque grande, ou seja, há alta procura pelo engenheiro dessa área. Afinal, as organizações querem melhorar os resultados, mas sem que isso signifique um gasto elevado.

A Engenharia de Produção está diretamente ligada à Automatização da Produção e também à Logística, um departamento estratégico dos negócios.

Salário

Quem faz a faculdade de Engenharia de Produção pode ganhar bons salários; afinal, ela está entre as engenharias mais bem-pagas. De acordo com o site Catho, a remuneração do profissional que trabalha como supervisor de produção é, em média, de R$ 4.212,05*. Já quem direciona a carreira para a gestão de projetos pode ganhar em torno de R$ 6.228,85*.

O Curso de Engenharia de Produção

Assim como as outras Engenharias, o curso de Engenharia de Produção também possui matérias da formação básica, que são as disciplinas da Matemática, Física, Química e Computação.

Mas você quer saber quais as matérias específicas do curso, não é? Por isso fiz uma lista com algumas disciplinas que são destaque nessa graduação. Porém, a grade curricular do um curso pode variar de acordo com a universidade, com cargas horárias e nomes diferentes.

  • Pesquisa Operacional I e II;
  • Planejamento e Controle da Produção I e II;
  • Logística;
  • Gestão de Projetos;
  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão da Qualidade;
  • Engenharia da Sustentabilidade I e II.

E ainda, ao final do curso são necessárias horas de estágio e o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Ao longo do curso, a Engenharia de Produção se desdobra em áreas mais específicas, tanto nos processos industriais, nas linhas de produção do chão de fábrica, quanto em processos gerenciais, como gestão financeira, estratégica e operacional.

Há também cursos de Engenharia de Produção que possuem ênfases em outras áreas, ou seja, o estudo é específico na produção de determinado setor. Alguns exemplos são: construção civil, mecânica, automotiva, agroindústria e confecção industrial.

Softwares na Engenharia de Produção

Na Engenharia de Produção são usados softwares para auxiliar na construção e desenvolvimento de projetos, assim como na organização do layout e do processo em si. Vou apresentar para você 5 desses programas que participam da vida do acadêmico e profissional de Engenharia de Produção.

  • ARENA: ambiente gráfico para modelagem de processos, animação, análise estatística e análise de resultados. Pode ser utilizado como simulador, principalmente para área de manufatura.
  • Minitab: software focado em análises estatísticas mais complexas, porém com interface de fácil visualização. Possui recursos relacionados a controle de qualidade, planejamento de experimentos, análise de confiabilidade e estatística em geral.
  • Excel: ferramenta que possibilita a criação de tabelas e até planilhas automatizadas para procedimentos complexos. É visto com destaque nas áreas de Planejamento, Programação e Controle da produção, Gestão da qualidade e Pesquisa Operacional.
  • Lingo: software de modelagem e resolução de problemas lineares e não-lineares para potencializar técnicas de otimização, resolução de problemas e análise de soluções.
  • SolidWorks: na Engenharia de Produção, esse software é mais utilizado para projetos de produtos, com a possibilidade de simulação de resistência, durabilidade, entre outras características.

Quais são as habilidades do engenheiro de produção?

Agora que você já viu as características da Engenharia de Produção, precisa entender quais habilidades são importantes para se dar bem na área. Vamos lá!

O primeiro ponto é ter uma visão global da organização e de suas necessidades para fazer um planejamento do que deve ser feito, como mudança e melhoria de processos, cadeia de produção, escolha de fornecedores e matérias-primas, entre outros pontos.

Além disso, o profissional vai se destacar na área ao desenvolver as seguintes competências:

  • flexibilidade para trabalhar em diferentes setores e projetos;
  • proatividade, para antecipar cenários;
  • trabalho em equipe;
  • boa comunicação;
  • liderança para realizar a gestão de pessoas com eficiência;
  • pensamento analítico.

Quais tendências há no mercado para essa área?

Gostou de conhecer o que é Engenharia de Produção? Então, precisa saber também quais são as tendências para essa área a fim de não perder nenhuma oportunidade. Veja a seguir.

Setor de Qualidade

Área em que o engenheiro de produção define e projeta o sistema de controle de qualidade de todas as fases da produção, gerenciando o trabalho das equipes e identificando erros nos processos.

Logística

Setor estratégico que tem como objetivo garantir agilidade nas entregas, nos estoques e no recebimento de matérias-primas sem que haja perdas de insumos, extravios ou problemas com prazos. Nesse campo, o profissional realiza a projeção da rede de fornecedores e de distribuição, além de gerenciar equipes.

Engenharia de Produto

Aqui o engenheiro de produção trabalha com pesquisas sobre a viabilidade de um produto, além de ter um papel importante nas etapas de seu desenvolvimento. Dessa maneira, os gestores podem decidir se vale a pena ou não lançá-lo no mercado.

Entre em contato conosco:

FALE CONOSCO IMEDIATAMENTE!

(31) 99192-5119

E-MAIL DE ATENDIMENTO:

HENRIQUE1122@GMAIL.COM

NOSSA LOCALIZAÇÃO:

ATENDIMENTO ONLINE NO RIO DE JANEIRO – BRASIL

Mais Novidades!

Empresas de Criação de Sites no Rio de Janeiro

Está procurando empresas de criação de sites no Rio de Janeiro? Nós o ajudaremos, abaixo você encontrará uma lista das melhores agências de Criação de Sites localizadas no Rio de

Olimpíada de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas para alunos do 9º ano da rede municipal

As escolas da cidade poderão inscrever suas equipes a partir desta quarta-feira (1º de setembro) para a primeira Olimpíada dos Estudantes da Cidade em Ciência e Tecnologia. A Competição Acadêmica

Criação de Sites para Empresas de Manutenção de Elevadores

Onde encontrar uma agência de Criação de Sites para Empresas de Manutenção de Elevadores? Nossa agência é especializada em Criação de Sites para Empresas de Manutenção de Elevadores com o
Open chat
Atendimento Online!